Como o site da sua agência de viagens desperta o desejo de viajar da sua carteira de clientes e produz recompras?
Relacionamento com o Cliente para Agências de Viagens
Compartilhe o conteúdo do seu site com sua carteira de clientes via redes sociais, e-mail e WhatsApp, gerando recompras e despertando o desejo de viajar novamente!
Publicado em
26 de jun. de 2024
por
Bruno Talevi
Leia em 5 minutos
A sirene que anunciava o intervalo da aula havia acabado de soar, produzindo um abrupto fluxo de crianças pulando, gritando e correndo em direção à provisória liberdade que a ocasião oferecia. Eu não estava com fome - o café da manhã que mamãe servira havia sido farto -, mas o cheiro a exalar da lanchonete anunciava o que todos sabiam: “coxinha de frango, frita na hora, massa de mandioca”.
Ludibriando a saciedade, o desejo fazia roncar o estômago forrado pelo café de mamãe. Não havia como escapar ao desejo que a muitos de nós acometia, fato evidenciado pela longa fila que em segundos se formava em frente à lanchonete, tomando conta de boa parte do pátio.
Qual é a lição de moral aqui? Acho que nenhuma, mas nem por isso podemos negar que uma lição animal esta história nos deixa: os sentidos movem o desejo e o desejo move a ação. Assim deu-se com o cheiro da coxinha, movendo à ela o meu desejo que, por sua vez, moveu-me à fila! Assim dá-se com fotos e vídeos a apresentar destinos turísticos, movendo à eles o desejo do vivente que, por sua vez, o move a compra.
Despertando o desejo de viajar
O desejo nasce quando o sentido é provocado: olfato, paladar, tato, visão, audição. Era o olfato que movia as pessoas à compra da coxinha. A visão, por sua vez, é o que as move à compra de uma viagem. Por esta razão, há uma lógica bem simples por trás da compra de toda viagem: ela começa pelos olhos. Fotos, vídeos e textos contando às pessoas o quão incrível é viajar para determinado destino, viver determinadas experiências, em companhia de determinadas pessoas são, em suma, comparáveis ao exalar da coxinha! Não há viagem que não comece pelos olhos!
Isto significa que, se você deseja despertar ativamente o desejo de viajar dos seus clientes – ao invés de esperar que isto aconteça por acidente ou que seja feito pelo seu concorrente -, o que você deve fazer é colocar a magia de viajar diante de seus olhos. Dê algo que seus olhos possam cobiçar e os seus desejos os moverão para a sua agência de viagens.
Como despertar ativamente o desejo de viajar da sua carteira de clientes, gerando recompras frequentes?
A primeira coisa é ter algo para mostrar a eles: histórias de destinos, fotos e vídeos. A estas coisas todas damos um nome: conteúdo de viagem.
Como você bem sabe, o seu site Imagency já vem abastecido com 974 páginas repletas de conteúdo de viagem: 101 vídeos em 4K, 5.962 fotos em alta resolução e o equivalente a 500 páginas de um livro em conteúdo de texto sobre viagens (ao menos quando escrevi este artigo, a esta altura o volume deve estar maior).
Vale lembrar também que você pode ainda adicionar mais páginas ou mais conteúdos às páginas já existentes, uma vez que você possui 100% de controle sobre o conteúdo exibido em seu site. Pois bem, você já possui o primeiro recurso gerador de desejo de viajar: conteúdo.
Agora é só selecionar e distribuir este conteúdo para a sua carteira de clientes, de maneira que este conteúdo todo chegue efetivamente até os seus olhos.
Selecionando o conteúdo a ser enviado para sua carteira de clientes
O seu website oferece os seguintes tipos de página que você pode distribuir a seus clientes:
• Destinos: permite apresentar destinos de viagem através de galeria de imagens, vídeo, texto e integração com blog, tornando-a um verdadeiro guia do destino.
• Listas de Destinos: permite criar listas temáticas de destinos como “Melhores praias para viajar no Brasil em 2024”.
• Produtos: divulgue pacotes, grupos, roteiros exclusivos, cruzeiros, resorts e tudo mais em grande estilo.
• Listas de Produtos: permite criar listas temáticas de produtos como “Pacotes de viagem promocionais para o carnaval de 2025”.
• Artigos de Blog: deixe a inteligência artificial do seu site Imagency criar artigos com dicas de viagem, pontos turísticos, dicas de viagens gastronômicas e o que mais você desejar.
Existem ainda outras páginas, mas estas acima listadas são as realmente interessantes para nosso objetivo aqui!
O que você fará na seleção de conteúdos é determinar a frequência e os tipos de conteúdo a serem enviados. Nós sugerimos uma newsletter semanal, de preferência a ser enviada sempre no mesmo dia da semana, criando assim uma espécie de tradição entre você e sua base de clientes. Quanto aos tipos, sugerimos que envie 3 deles, de maneira que o cliente receba semanalmente:
• Uma página de destino: “destino da semana”
• Um artigo de blog: “última do blog”
• Uma página de produto: “viagem em alta”
Quanto às listas, você pode enviá-las junto à newsletter semanal quando houver uma nova lista criada por você. Nós não sugerimos enviá-las semanalmente porque imaginamos que você não as terá nesta frequência.
Determinada a seleção de conteúdo a ser enviado, agora é chegada a hora de distribuí-lo.
Distribuindo o conteúdo para sua carteira de clientes
Para a distribuição dos conteúdos, você deve determinar os canais de comunicação por onde eles fluirão. Os mais comuns são:
• Listas de transmissão para clientes via WhatsApp
• Grupos de clientes no WhatsApp
• Email marketing
Deixei as redes sociais de fora porque elas correspondem a outro tipo de comunicação. Vale lembrar que aqui estamos falando de uma base de clientes que já viajaram com você e por isso mesmo estão em sua carteira. Por esta razão a comunicação é viável e mais assertiva pelos canais que mencionei acima.
Agora é só enviar sua newsletter semanal compartilhando o conteúdo do site selecionado por você e pronto, o resto será feito por ele.
O que acontecerá ao iniciar a comunicação semanal com minha carteira de clientes?
Ao receber suas newsletters semanais, seus clientes poderão fazer duas escolhas distintas: ignorar sua comunicação ou interagir com ela. Você já estará na frente não importa qual o percentual de clientes a ignore, afinal, não houvesse você iniciado esta comunicação, 100% deles estariam na coluna dos que ignoram seu conteúdo. Não há como ser pior do que isso!
Outra parte, contudo, irá interagir com seu conteúdo. O que ocorrerá com esta parte é o que realmente nos interessa. Esta parte clicará nos links, acessará o seu site e os seus olhos então verão as fotos, vídeos e histórias a que nos referimos antes, sendo expostas ao “cheiro da coxinha” que os maravilhosos destinos e experiências que você os mostrou exalará! A muitos será despertado o desejo de viajar, o que moverá sua ação em direção a recompras!
Conclusão
Quer vender mais para sua carteira de clientes? Desperte o desejo de viajar! Quer despertar o desejo de viajar? Mostre a eles conteúdo de viagem. Como ter conteúdo de viagem para mostrar a eles? O site Imagency da sua agência de viagens resolve!
Bons negócios!
Palavras-chave
conteúdo de viagem, site Imagency, recompras, marketing de conteúdo, experiências de viagem, clientes fiéis, despertar desejo de viajar, engajamento do cliente, storytelling de viagem, marketing digital para agências de viagens, promoção de destinos, newsletters de viagem, email marketing, WhatsApp marketing
Artigos novos todos os dias!
Assine a nossa newsletter e receba um email semanal com todos os artigos publicados na semana.
Dados seguros: leia nossa política de privacidade.