Como o site da sua agência de viagens pode conectá-la as fantasias mais loucas dos seus clientes?
Marketing Digital para Agências de Viagens
Esqueça clichês como "seu site é o seu cartão de visitas na web" ou as mirabolantes promessas de vendas ilimitadas sem esforço. Conectar-se com as fantasias dos seus clientes é o que um site realmente impactante faz!
Publicado em
13 de set. de 2023
por
Bruno Talevi
Leia em 4 minutos
Antes de tudo, esqueça este papo de que o site da sua agência de viagens é o seu "cartão de visitas" na internet. Cartão de visitas? Sério!? Isto é muito chato e nem como analogia soa bem!
Transforme o seu site em um "cartão de visitas" com uma descrição chata de missão visão e valores, uma lista simples de serviços que você presta e botõezinhos para entrar em contato apenas se o seu objetivo for entediar as pessoas.
Ou você realmente acha que alguém irá dizer - "Uau, achei a agência de viagens perfeita!" - após ler em seu site que a sua missão é "satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes"?
Tem também aquela ideia de que o site da sua agência de viagens lhe ajudará a "vender 24 horas por dia sem trabalho nenhum". Esta é a mais pura lorota que serve apenas para drenar os seus cientes diretamente para a concorrência (eu trato dela em detalhes neste artigo aqui).
O que você precisa compreender é que um site que realmente faça sentido e produza resultados positivos é aquele que se conecta de forma direta ao que há de mais essencial nas fantasias mais loucas dos seus potenciais e atuais clientes.
As fantasias mais loucas dos seus clientes!
O que o seu cliente quer de verdade não é comprar nada de você, ele quer mesmo é curtir uma praia com a pessoa que ama (de preferência em um local bem sexy), ver o sorriso no rosto dos filhos ao viajar para um lugar muito legal ou ainda fazer inveja aos seguidores de Instagram.
Estas são apenas algumas das fantasias mais loucas dos seus clientes e se você quer que o seu site - e a sua comunicação de forma geral - funcione, você precisa conectar a sua agência de viagens a estas fantasias e transformá-las em vendas.
Mas como fazer isso? O seu site pode fazer isso!
Conectando sua agência de viagens as fantasias dos clientes
Eu poderia apostar com você que neste exato momento existem vários seguidores no Insta ou clientes em grupos de Whats da sua agência de viagens imaginando uma viagem romântica com seu amor.
Muitas destas pessoas estão lá, agora mesmo, visualizando há dias os pés na areia, os jantares a beira-mar, a brisa matinal e outros detalhes que é melhor não tornar públicos. Eis a fantasia!
Você, ciente de que fantasias assim populam o imaginário dos seus clientes o tempo todo, publica então o seguinte conteúdo: "Veja as 10 praias mais românticas do brasil para você viajar pagando pouco!"
Bum! Seu conteúdo cairá como uma deliciosa bomba de curiosidade na timeline ou no Whats dos deus clientes. Eis o clique!
O clique leva para o site, onde você apresenta a lista, mais ou menos como esta daqui (clique para ver).
Conexão! Resultado do maravilhoso encaixe entre as fantasias dos seus clientes e o conteúdo do seu site, que faz o resto...
Gerando o desejo de viajar
Uma vez no seu site, o cliente em fase de ebulição estará exposto a milhares de lindas fotografias (se o seu é fornecido pela Imagency, mais de 5.000 fotografias), assim como a centenas de vídeos e descrições em texto expondo a ele os mais deliciosos destinos para suas viagens românticas.
Cada fotografia faz o cliente dar forma a sua imaginação que, antes abstrata, agora ganha uma paisagem mais real e concreta, ganha nomes de locais como "Trancoso", "Pipa", "Maragogi" e "Maceió" e se realça de cores cada vez mais vívidas.
O que antes era a simples fantasia de "fazer uma viagem romântica", agora se transforma no desejo cada vez mais latente de "ir para Trancoco com o Carlos" ou "Levar a Ana para Maragogi"; e "como eu já estou aqui no site mesmo, vou pedir uma cotação para ver quanto fica". Kabum!
Fantasia, conexão, conteúdo, resultados!
É assim que um site vai para além do entediante "cartão de visitas" ou "tabelas de preços que eu posso comparar com a concorrência" para um canal de produção de conteúdos, um nutridor de redes sociais e grupos de WhatsApp, um criador de conexões, relacionamentos, entretenimento, gerador de desejos de viajar e produtor de pedidos de cotação. Agora é com você...
Mas você pensa que é fácil manter seu site atualizado com novos conteúdos!? Você pensou certo!
Eficiência importa!
A rotina em uma agência de viagens é punk, sabemos! Por esta razão um site que facilite a sua vida na produção de conteúdos é tão importante quanto o conteúdo em si.
Para falar sobre isso, aproveitemo-nos do conteúdo que usei antes para exemplificar este artigo: a lista de destinos chamada "Viagem romântica no Brasil".
Sabe quando tempo levei para criar a lista? Menos do que 5 minutos. Olha só!
Tudo o que eu fiz para criar um conteúdo fresquinho no site para gerar conexão com meus clientes via Redes Sociais, WhatsApp, Email Marketing e afins foi abrir o painel de controle do meu site e acessar a opção "Gerenciar Listas", como na imagem abaixo.
Cliquei em "Adicionar item" e dei um nome para a lista, uma foto de capa e uma breve descrição.
Quanto aos destinos que compõem a lista? É aí que a magia acontece!
Os destinos que compuseram a nova "Listas de destinos" do meu site já estavam lá (porque o site Imagency já vem com 100 páginas de destidos de fábrica), e tudo o que fiz foi associá-los a lista, como na próxima imagem.
Salvei o formulário e pronto: em menos de 5 minutos produzi uma nova página de conteúdo para meu site.
Sabe o que é melhor?
Além de usar este conteúdo como motivo para um novo post no Insta e Facebook, como um novo momento de interação em listas e grupos de Whats ou razão para envio de um email marketing, ainda indexei uma nova página do meu site ao Google.
Isto porque cada nova página de conteúdo criada no meu site Imagency é automaticamente indexada ao Google, o que significa que muitas pessoas que buscarem por "Viagem româncita Brasil" podem agora encontrar minha nova página.
Existem ainda muitas outras formas de o seu site contribuir nesta missão, mas deixemos isto para outros artigos.
Conclusão
Os seus clientes possuem fantasias que, se você conectar aos produtos e serviços ofertados pela sua agência de viagens, se transformarão em vendas.
A criação dos conteúdos certos são a cola que estabelecerá esta conexão.
O site da sua agência de viagens pode ser a ferramenta ideal para você produzir os conteúdos, estas colas que estabelecerão a conexão entre as fantasias dos seus clientes e a sua agência de viagens.
Você não precisa de muito tempo e esforço para fazer isso, desde que tenha em mãos o site certo, pensado especialmente para isso.
Até a próxima!
Palavras-chave
agência de viagens, site, conteúdo relevante, conexão com clientes, fantasias dos clientes, marketing digital, redes sociais, SEO, viagem romântica, Brasil
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